Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias

15/01/2018

Reajuste do mínimo abaixo da inflação é inconstitucional e pode ser questionado no STF

 

O governo Temer reforçou sua intenção de acabar com a política de valorização do salário mínimo, criada nos governos Lula e que ajudou a aumentar o poder de compra do trabalhador brasileiro. Pela segunda vez consecutiva determinou um aumento de salário abaixo da inflação.

Leia também: Reajuste do salário mínimo em 2018 é o menor dos últimos 24 anos

Divulgado nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação em 2017 ficou em 2,07%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O percentual é superior ao índice utilizado para corrigir o salário, de 1,81%, que foi o mais baixo dos últimos 24 anos. A correção indevida pode ser questionada no Supremo Tribunal Federal. 

O salário mínimo foi reajustado de 937 reais para 954 reais no dia 1º de janeiro deste ano - o índice de 1,81% descumpre a lei nº 13.152, de julho de 2015, que prevê que o salário mínimo deve ser corrigido pela inflação do ano anterior e variação do PIB de dois anos antes.

Ao contrário disso, o governo "estimou" em 1,81% o índice de inflação em dezembro, antes que o índice oficial de 2017 fosse divulgado (o que é permitido pela lei). No entanto, subestimou a alta em dezembro que elevou o índice a 2,07%. A diferença reduzirá em quase R$ 30 o ganho anual dos trabalhadores. 

A "tungada" no bolso do brasileiro afeta toda a economia, já que o salário mínimo serve de cálculo para pagamento de aposentadorias e outros benefícios, como pensão e seguro-desemprego.

Última atualização: 15/01/2018 às 14:35:39
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

   sindicatodoscaminhoneiros.ce@gmail.com

Atualizado pela Assessoria de Comunicação e Imprensa, jornalista Wanessa Canutto

www.igenio.com.br
BloggerYouTubeInstagramGoogle+FlickrTwitter Facebook